Você está aqui

Segunda etapa de projeto de pintura com alunos na Cotolengo é finalizada na Capital

Atividades foram coordenadas pela artista Ana Ruas

A segunda etapa do projeto “Artes Visuais em MS – Campo Aberto”, coordenado pela artista Ana Ruas na Cotolengo, no bairro Mata do Jacinto, foi finalizada nesta terça-feira (23). As pinturas e intervenções começaram no dia 16. O projeto é contemplado no Fundo de Investimentos Culturais (FIC), pela Secretaria de Cultura e Cidadania (SECC). 

As atividades serão e foram realizadas em lugares de grande fluxo de pessoas, com a proposta de, promover diálogo com a comunidade, assim como ressignificando o seu entorno, através da arte, por meio de ações educativas e colaborativas. No total, acontecerão 6 oficinas de Intervenções pictóricas, pintura mural e 4 oficinas sobre instalações para alunos que na maioria das vezes, tem pouco contato com arte contemporânea. 

Nesta segunda fase, além da Cotolengo que já se encerrou, serão contempladas instituições de vários bairros da Capital, como: Rede Solidária, do Jardim Noroeste; Cooperativa Agrícola Mista de Várzea Alegre - CAMVA, da região central; Lar das crianças com HIV/Aids - Afrangel, no Jardim Seminário; Associação de Moradores da Vila Saraiva, no bairro São Francisco e ainda a Escola Estadual, Padre Delpiano, no bairro Nova Lima.

Para a escolha do tema do mural, a partir das temáticas do cotidiano, é proposto aos estudantes que pensem em assuntos relacionados ao seu dia-a-dia e ao espaço em que habitam. Durante a oficina é discutido o desenho estereotipado e de que forma é possível transformá-lo, que alterações significativas, tornando o desenho original.

Tópicos