Você está aqui

Halloween em escola pública vai ter até espetáculo de Shakespeare em inglês

'Macbeth' será encenado em festa feita por alunos

  • Espetáculos em inglês são tradição na EE Joaquim Murtinho (Arquivo pessoal)
  • Espetáculos em inglês são tradição na EE Joaquim Murtinho (Arquivo pessoal)
  • Espetáculos em inglês são tradição na EE Joaquim Murtinho (Arquivo pessoal)
  • Espetáculos em inglês são tradição na EE Joaquim Murtinho (Arquivo pessoal)
  • Espetáculos em inglês são tradição na EE Joaquim Murtinho (Arquivo pessoal)

Não vai ser super produção de Hollywood, mas é pelas mãos dos próprios alunos que a primeira festa de Halloween da Escola Estadual Joaquim Murtinho, uma das maiores escolas públicas de Campo Grande, será organizada. E mesmo na simplicidade, será caprichada: vai ter direito até a espetáculo teatral, e em inglês - das aulas de lingua inglesa, uma encenação estudantil terá, desta vez, plateia maior e vai levar a obra de Shakespeare aos alunos da escola.

A festa acontece jajá, a partir das 19h, e será restrita aos estudantes do horário noturno - o que significa um público de centenas de estudantes. E tudo será colaborativo: de decoração, que conta com caveirinhas e até jogo de luzes, ao lanche coletivo, a festa também terá bandas as bandas de rock 'Os Alquimistas', 'Leitão', 'Seven Four' e Zinho NC - Hip Hop Cristão', que vão animar o Halloween dos estudantes.

"É um trabalho coletivo, mesmo. São cerca de 20 estudantes que estão tocando toda a produção. A ideia saiu do papel depois que a gente decidiu ter nossa festa, que já tentamos fazer em anos anteriores. Agora vai", brinca a estudante Vitória de Oliveria Andrade, de 16 anos, do 1° ano do ensino médio.

Macbeth será reencenada, mas plateia será festa de Halloween (Arquivo pessoal)

.

A turma também tem o apoio do professor Lindomar Cavalvante Lacerda Lima, que dá aulas de inglês na instituição. Ele, a propósito, é quem incentiva os estudantes a encenarem, no idioma original, espetáculos clássicos da literatura inglesa. Desde os anos 2000 ele recorre a metodologia.

"Os espetáculos em inglês ajudam muito no interesse pela língua e também na desenvoltura e expressão pessoal. Nas turmas iniciantes, a gente treina mais situações cotidianas. Mas, nas avançadas, temos oportunidade de trabalhar clássicos de Moliére, Edgar Allan Poe, Pirandello e Shakespeare, por exemplo", explica.

O espetáculo de logo mais, 'Macbeth', de Shakespeare, terá grande plateia. "Os alunos estão bem empolgados. Eles mesmos pegaram uma versão em português do roteiro, adaptaram e depois auxiliei na tradução. Um trabalho coletivo bem bacana. Estamos o mês inteiro ensaiando e boa parte eles já tocam sozinhos", aponta Lindomar.

 

Surpresa

Em nome dos colegas, Vitória destaca que a oportunidade de organizar um evento na escola lhe ajudou a desenvolver muitas habilidades. "Eu tiro de lição tudo que aprendi. A gente está entendendo uma outra cultura e mostrando pros colegas. Aprendi coisas novas, amadureci, e olha que eu trabalhava com organização e administração, mas isso pra mim é algo muito bom e novo", conclui.

A propósito, segundo a organização, uma surpresa está marcada para ocorrer durante o evento. É claro que a gente não pode contar o que é, mas é algo que pode surgir do nada, a qualquer momento. Serão gostosuras ou travessuras? Só quem participar do evento saberá!

Tópicos