Você está aqui

Tradicional em MS, São João de Corumbá terá atrações nacionais em quatro dias de festa

Falamansa e Edson e Hudson são algumas das atrações

  • São João de Corumbá terá 4 dias de festa (Divulgação)
  • São João de Corumbá terá 4 dias de festa (Divulgação)
  • São João de Corumbá terá 4 dias de festa (Divulgação)

O Arraial do Banho de São João, tradição em Corumbá e uma das maiores festas juninas do interior do Brasil, terá uma programação paralela ao ritual da descida dos mais de 100 andores para “batizar” a imagem do santo no Rio Paraguai, que ocorre entre a noite do dia 23 e a madrugada de 24 deste mês. para animar o festejo junino, a prefeitura anunciou duas atrações nacionais – a banda de forró Falamansa e a dupla sertaneja Edson e Hudson – além da participação de artistas regionais.

De acordo com a prefeitura, o palco dos shows e de outras atividades culturais, como a roda do cururu e do siriri, será montado na Rua Manoel Cavassa, no Porto Geral - a expectativa de público é de 10 mil pessoas por dia. No local, também vai funcionar uma praça de alimentação com comidas típicas da região, como sarravulho, quebra-torto e paçoca. É uma festa junina tradicionalmente sem fogueira, mas a descida dos andores é marcada por show pirotécnico.

O São João Pantaneiro começa na quinta-feira (22) e encerra-se no domingo (25), quando se apresentará o grupo Falamansa. A prefeitura lançou até um hotsite do arraial, que funcionará (e pode ser conferido clicando AQUI) até o final da festa, disponibilizando imagens, vídeos e a programação completa, além de um vídeo especial que conta a origem de uma festa única, celebrada desde os primórdios do século XX.

Festa completa

Com o tema “Onde a fé une, a alegria reina”, a manifestação que ganha visibilidade nacional com o apoio do Ministério do Turismo (Mtur) foi lançada esta semana pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira. Ele destacou o fato de Corumbá ter sido selecionado entre os cinco maiores destinos indutores dos festejos juninos pelo Mtur, cuja conquista vai potencializar o turismo religioso e histórico da região, que tem a maior porção do Pantanal.

Tradicional banho de São João (Divulgação)

“Temos motivações especiais para celebrar com a comunidade o São João deste ano”, diz o prefeito. “O Ministério do Turismo passa a dar todo apoio para a divulgação dentro e fora do País da nossa festa, o que reforça também o processo de reconhecimento do ritual do banho como patrimônio imaterial nacional,  que está em fase final de apreciação pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional)”, acrescentou.

Uma turismóloga e um jornalista do Ministério do Turismo estiveram em Corumbá na semana passada, a fim de traçar um roteiro que será apresentado a profissionais da mídia nacional especializados em turismo que acompanharão a festa. Os representantes do Mtur, além de conhecerem os atrativos turísticos da cidade, conheceram as belezas do Pantanal, em passeio pelo Rio Paraguai, e visitaram as casas dos festeiros, os quais organizam a descida dos andores. Confira abaixo a programação completa.

(Com informações da assessoria)

Tópicos