Você está aqui

Fiéis de Campo Grande percorrem 32 quilômetros a pé no 'Caminho de Santo Antônio'

A expectativa é de que 400 fieis cumpram o percurso

Neste primeiro sábado de dezembro (2), fiéis de todos os cantos de Campo Grande saem em peregrinação até Terenos. A programação começa às 4h, com a saída dos peregrinos da Catedral Santo Antônio, na Capital. São 32 quilômetros até o município vizinho, onde a caminhada termina no Santuário da cidade.

Esta é a 18ª edição do Caminho de Santo Antônio, que a cada ano junta mais fieis que cumprem o trajeto em oração. Neste ano, a expectativa é de que a peregrinação leve, em média, 400 peregrinos a caminharem pelas ruas de Campo Grande até o destino final, em Terenos.

Acompanhando a peregrinação há quatro anos, o pároco da Catedral Santo Antônio, Odair Costa, afirma que a maior alegria dele é ver que a maioria dos peregrinos faz a caminhada, em oração, pedindo a outras pessoas, sejam familiares ou amigos.

"Incentivo a minha comunidade a participar para que ela se fortaleça na fé. É perceptível os benefícios quanto aos enfrentamentos  da vida, a gente passa a caminhar com mais alegria, sabor e suavidade", desataca padre Odair.

Peregrino há 7 anos, o corretor de imóveis Milton Ludovico, 54 anos, ressalta que a caminhada até Terenos vai além de testar os limites físicos do corpo e que o sacrifício em percorrer os quilômetros não tem como objetivo principal alcançar uma graça. 

"É um momento de oração, de espiritualidade, é aquela hora que você tira para conversar sozinho com Deus, e, assim, enxergar os pequenos milagres que Ele faz na nossa vida todos os dias", pontua Milton.

​Durante todo o percurso, um grupo de apoio acompanha os peregrinos distribuindo água, frutas e lanches. Em caso de alguém passar mal ou não tiver condições de concluir o trajeto, haverá pessoas disponíveis para prestar este socorro, além de viaturas do Corpo de Bombeiros e ambulâncias.

Quem quiser participar da Caminhada Santo Antônio precisa estar na Catedral às 4h da manhã do dia 2 de dezembro. Não é preciso fazer inscrição, nem pagar qualquer valor ou taxa. A Catedral Santo Antônio fica na rua 15 de novembro, esquina com a avenida Calógeras, no Centro de Campo Grande.

Mais informações na secretaria da Paróquia, pelo número (67) 3321-9886.

Tópicos