Você está aqui

Em dia de Aparecida, papa Francisco envia mensagem de vídeo ao Brasil

Papa falou sobre corrupção e esperança para o país

Em meio às comemorações do feriado religioso de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, o papa Francisco enviou uma mensagem de vídeo ao país que foi exibida durante a missa desta quinta-feira (12), no Santuário Nacional em Aparecida, interior de São Paulo.

Na mensagem, Francisco falou sobre a esperança e a força que o brasileiro necessita para enfrentar os casos de corrupção do país, que tem ganhado atenção internacional nos últimos anos.

“O Brasil hoje necessita de homens e mulheres cheios de esperança que deem testemunho contra o egoísmo e a corrupção”, disse o papa. Ele afirmou estar com saudades do Brasil, embora tenha negado visitas ao país por conta da agenda.

Ele pediu otimismo dos brasileiros. “Um cristão jamais pode ser pessimista. Agradeço ao povo pelas orações. Rezem pelo papa. Com certeza o papa sempre reza por vocês”, afirmou Francisco.

A mensagem de paz e alegria de Francisco foi recebida com aplausos pelos presentes. “Quando ao nosso redor as situações de desespero parecem querer nos desanimar, não se deixem vencer pelo desânimo. Somos convidados a ser alegres e agradecidos”, prosseguiu o papa.

Francisco ainda disse que são “as periferias geográficas e existenciais” que mais pedem por “uma gota de esperança” em momentos de necessidade como o vivido no país. Sua mensagem levou alguns fiéis a vaiarem contra políticos presentes na cerimônia.

No local, compareceram autoridades como o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), o ministro da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab (PSD), e o ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência, Antonio Imbassahy (PSDB). Os ministros estiveram representando o presidente Michel Temer (PMDB).

As vaias contra os políticos ocorreram logo após o anúncio dos nomes das autoridades e exibição da mensagem de Francisco. Durante a cerimônia, o papa foi representado pelo cardeal Dom Giovanni Batistta Re.

Tópicos