[ BASTIDORES ] Prefeito consegue aprovação de 70 projetos em 1 ano

.

Base     

Ninguém pode negar que Marquinhos Trad tem um amplo apoio na Câmara Municipal. Conseguiu aprovar mais de 70 projetos neste ano e é alvo constante de elogio de vereadores.

Retorno

Antes de retornar à Assembleia Legislativa, Barbosinha disse que conversou com Coronel David no último domingo e lhe assegurou de que manteria os funcionários do gabinete até dia 31 de dezembro.

Mudanças

O ex-secretário estadual de Segurança vai aproveitar o recesso parlamentar para reestruturar o gabinete que volta ao seu controle após 20 meses licenciado.

Planejamento

A última sessão do ano no Legislativo estadual era para ser de festa e despedida do ano, porém, não foi com planejado.

Votação

Os deputados tiveram de votar em urgência um projeto do Executivo. Algo tão inesperado que os principais nomes da base governista não estavam presentes para dar apoio à proposição.

 “Batata quente”

Possível candidato em 2018, Alcides Bernal postou fotos colhendo batatas. Na publicação, ele fala em “trabalhar, adquirir conhecimento, encontrar alternativas com viabilidade, produzir, gerar renda e justiça social”.

Educação e saúde

Orçamento aprovado por Câmara de Vereadores da região norte de MS aumenta em 37% a previsão de gastos com educação e em 17% os investimentos em saúde em 2018. O prefeito sonha em ser candidato a governador.

Diabetes

Na Capital, projeto aprovado pela Casa de Leis torna obrigatório para alunos em idade pré-escolar e ensino fundamental exames para detectar diabetes e anemia. Falta a sanção do prefeito.,

Férias, não

No último dia de sessões, projetos do Executivo municipal receberam alguns votos contrários, mas um deles chamou muito a atenção. O vereador Dr. Loester votou contra o pedido do prefeito para se ausentar do Município, a título de férias.

Tapa-buraco

Loester disse que Marquinhos Trad não precisava tirar os nove dias de descanso com a família e deveria ficar em Campo Grande tapando os buracos das ruas.

 
 
 
Tópicos

[ BASTIDORES ] Bolsonaro 2018 até na plantação

.

Bolsonaro

Durante um voo de Bela Vista a Campo Grande, o secretário Jaime Verruck (Semagro) fotografou uma fazenda em que na lavoura está escrito “Bolsonaro 2018”

Terra improdutiva

Terra improdutiva O secretário-adjunto, Ricardo Senna, não perdeu a piada. “Isso é o que chamamos de terra improdutiva!”, declarou, ao ver a imagem.

Cadê?

Ex-candidato a prefeito ainda é procurado pela Justiça para ser notificado sobre ação de bloqueio de bens. Cansado de procurar, promotor pediu que o mesmo seja notificado via publicação de edital.

Recesso

Órgãos que entram em recesso esta semana já não devem publicar diário oficial a partir desta quinta-feira (21). Alguns, inclusive, já publicaram edição com data de janeiro, quando retomam os trabalhos.

Retorno

Ao contrário do informado inicialmente, a Câmara Municipal publicou que a sessão inaugural de 2018 será no dia 2 de fevereiro, uma sexta-feira. Antes, a informação era de que o retorno aos trabalhos ocorreria na 2ª terça-feira de fevereiro, ou seja, dia 13.

Despedida

A penúltima sessão do ano na Assembléia Legislativa foi marcada pela despedida do deputado Coronel David (PSC). O parlamentar usou a tribuna da Casa para dar sua última mensagem aos colegas.


Retribuíram

David agradeceu a maneira "carinhosa" com a qual foi recebido e que aprendeu muito nos quase dois anos em que ficou na Assembleia. Em troca, não faltaram palavras de elogio em relação ao caráter do policial militar aposentado.

Comissionados

Não é só David que deixa o Legislativo estadual. Cerca de vinte e cinco funcionários de seu gabinete devem ser exonerados nos próximos dias. Todos pegos de surpresa com a mudança repentina.

Velho coitado

O ex-senador Antônio João Hugo Rodrigues achou uma crueldade a prisão de Paulo Maluf. Não é que ele defenda a conduta do deputado federal, mas é porque se trata de um idoso de 86 anos.

Adeus

Esta quarta foi dia de despedida para funcionários do deputado Coronel David (PSC). Deixando a Casa depois de volta de Barbosinha à AL, teve funcionário que até se emocionou ao arrumar as coisas e deixar o local. 

Tópicos

[ BASTIDORES] Troca na AL no apagar das luzes

.

Troca

No apagar das luzes do ano legislativo, haverá troca no plantel de deputados estaduais. Sai Coronel David (PSC) para a entrada do titular da vaga José Carlos Barbosa, o Barbosinha (PSB), que deixa o comando da Sejusp nesta quarta-feira.

Rapidez

Na quinta-feira, Barbosinha já pretende assumir sua cadeira na Assembleia Legislativa, segundo o líder do governo na Casa, deputado Rinaldo Modesto (PSDB). Será a última sessão ordinária de 2017.

Conversa

Ao término dos trabalhos na terça-feira, Coronel David ficou alguns minutos conversando com o presidente do Legislativo, Junior Mochi (PMDB), depois foi atender em seu gabinete e não quis comentar com a imprensa seus planos para o futuro.

OFF

A Justiça Eleitoral informou que de 20 de dezembro a 6 de janeiro não haverá expediente nos Cartórios Eleitorais do Estado e nos Postos de Atendimento Eleitoral localizados nos Fáceis Guaicurus, General Osório e Aero Rancho, todos em Campo Grande.

Férias

Na Câmara Municipal, que entra em recesso no dia 22 de dezembro deste ano e ativa o parlamento em 13 de fevereiro de 2018, o clima já era de festa. Nessa terça-feira (19) teve até vereador que ocupou a tribuna para elogiar os colegas. A troca de elogios seguiu durante os apartes.

Família

Vereador faltou e justificou ausência alegando ter compromisso familiar, conforme leu colga da mesa diretora. A falta, claro, por ser justificada, não é descontada do salário dos nobres pares.

Tudo junto

Quem chegou para a apresentação do projeto de uma nova rota para o Pacífico, na Semagro, se deparou com uma viatura nova dos Bombeiros em frente ao prédio. O governador Reinaldo Azambuja aproveitou a presença da imprensa para entregar o veículo.

Enxurrada

Com poucos dias de diferença, foram divulgadas duas de pesquisas de opinião sobre a corrida ao governo de MS. Parece que virá uma enxurrada delas. No entanto, nem todos os candidatos parecem estar definidos.

Pré-campanha I

Figurão que já se candidatou pré-candidato às eleições de 2018 para cadeira na Assembleia Legislativa promete percorrer todo o Estado em busca de votos, principalmente em cidades onde obteve mais votos em campanha anterior.

Pré-campanha II

O pré-candidato diz aos quatro ventos que já encomendou até pesquisa para ver em quais cidades é mais popular e reforçar nesses lugares o “corpo a corpo”. 

Tópicos

[ BASTIDORES ] Servidores terão expediente reduzido

.

Expediente 

Sem dar detalhes, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) disse que os servidores terão horas reduzidas para as festas de fim de ano. Ele descartou o ponto facultativo, porém falou que a carga horária será menor e reposta num segundo momento. 

Convocados I

Representantes do Governo do Estado, Ministério Público, Tribunal de Contas e do Tribunal de Justiça foram convocados a prestar contas do 2º quadrimestre do ano ao Legislativo estadual.

Convocados II

A apresentação foi proposta pela Comissão de Acompanhamento da Execução Orçamentária da Assembleia.

Comparecimento

Todos os órgãos marcaram presença, embora, por parte da comissão legislativa - composta por Coronel David (PSC), presidente, João Grandão (PT), vice-presidente, Mara Caseiro (PSDB), Enelvo Felini (PSDB) e Maurício Picarelli (PSDB) – apenas David apareceu.

Polêmica

Sobre o totem natalino que caiu sobre um carro durante do final de semana, o prefeito disse que os enfeites foram colocados em parceria com a Associação Comercial, portanto, não poderia responder o que motoristas lesados poderiam fazer a respeito.

Light

O vereador Vinicius Siqueira perdeu 26kg, mas nas redes sociais vem dizendo que vai continuar sendo um político de peso, fiscalizando e perturbando “quem pensa que dinheiro público dá em árvore”. “Vinicius Light? Só no peso”, escreveu.

Sete

A bancada federal de MS está temporariamente desfalcada, com apenas 10 parlamentares: sete deputados e três senadores. É que Fabio Trad ainda não foi convocado para a Câmara dos Deputados.

Moradia

Desses 7 deputados federais de MS, apenas um não ocupa um dos 432 imóveis funcionais da Câmara em Brasília. No entanto, ele recebe auxílio-moradia por meio de reembolso.

Posse Imediata

Suplente de Marun, Fabio Trad não vai usar o prazo de 30 dias para tomar posse. Ele afirmou ao Midiamax que, “para não deixar a bancada desfalcada”, tomará posse assim que convocado pela Casa de Leis.

Trâmite

A convocação de Trad não deve demorar. A Câmara dos Deputados aguarda receber uma comunicação de Marun sobre a descompatibilização, o que deve acontecer nesta semana.
 

Tópicos

[ BASTIDORES ] Posse de Marun lota, mas companheiros faltam

.

Faltaram

A ausência de correligionários peemedebistas de Mato Grosso do Sul na posse do novo Ministro de Governo, Carlos Marun, surpreendeu quem foi ao Palácio no Planalto na última sexta.

Cadê?

Entre os faltantes estão os senadores Waldemir Moka e Simone Tebet, companheiros do partido de Marun e Fábio Trad, deputado suplente que ocupará vaga do novo ministro na Câmara dos Deputados.

Lotou

Durante a cerimônia de posse, no entanto, o presidente Michel Temer ressaltou a quantidade de pessoas que ocuparam o salão leste do Planalto.

MS no DF

Segundo ele, mesmo com o adiamento da posse de quinta para sexta, não faltou sul-mato-grossense para apoiar Marun.

Caravana

Durante o discurso, o novo ministro agradeceu, inclusive, os pais, a esposa, o filho e os irmãos, todos foram em caravana à Brasília para acompanhar a posse.

Solão

População da região da Vila Nasser enfrentou o calorão para participar de agenda do prefeito Marquinhos Trad. A entrega da reforma do CRAS do referido bairro foi feita em evento ao ar livre.

Só uma tenda

Tanto populares quanto as autoridades ficaram no sol por mais de duas horas. Somente a banda da Guarda Municipal foi protegida por uma tenda.

Gordofobia

O evento também estava recheado por comissionados e assessores de secretarias municipais, vereadores, deputados. Em uma das rodas o assunto era um colega com mais peso que estava no palco ao lado das autoridades. O comentário era de que ele merecia estar exposto ao sol para ver “se diminuía o tamanho da barriga”.

Prêmios

Pelo visto as únicas que curtiram mesmo o evento foram as crianças que, embora estivessem enfrentando calor intenso, participaram de sorteios de prêmios. Bicicletas e outros brinquedos foram sorteados aos presentes.

Desabafo

Em discurso numa agenda o prefeito Marquinhos Trad (PSD) quase se esqueceu de falar sobre a pauta que motivou sua ida à Santa Casa. Ele aproveitou a presença da imprensa para ‘desabafar’ e falar da dificuldade que é agradar a população

Tópicos

[ BASTIDORES ] Reunião de trabalho vira espaço para pesquisa de passagens

.

Interesses I 

Reunião estava tão interessante que membros abastados procuravam em sites melhores preços de passagens aéreas. Teve quem se atrevesse a procurar bolsa de estudos em universidade que tem dinheiro para bancar, com verba polpuda que recebe dos cofres públicos.

Interesses II 

E como se não bastasse, deu tempo também para avaliar cotações de seguro para seu carro, modelo prata importado que não sai por menos de R$ 300 mil a unidade. 

Desperdício

​ Enquanto isso, do lado de fora, órgão que posa de bom moço deixa desperdiçar quilos e quilos de fruta da estação, apodrecendo aos montes nos pátios.

Sem padroeira

O peemedebista Paulo Siufi defende o projeto de lei, pois Mato Grosso do Sul é a única unidade federativa do país sem um santo padroeiro oficialmente.

Flamenguista

A vereadora Dharleng Campos (PP) foi de termo vermelho à sessão ordinária dessa quinta-feira (14) em homenagem ao Flamengo. O time jogou contra o Independiente na noite de quarta-feira (13) e acabou empatando, mas o resultado não foi suficiente para garantir a Copa Sul-Americana.

Leitura

Embora faça parte do rito dos vereadores, a leitura das moções de congratulação rende momentos inusitados. Cada legislador pode ler até cinco moções, mas muitos têm dificuldade na hora de falar o que está escrito, com pronuncias confusas ou palavras erradas.

Festa

Em dia de festa, pré recesso, estacionamento que já é grande não deu conta de receber servidores que nem costumam comparecer. Isso porque abastado café da manhã recebeu a todos e seus carrões tiveram que ficar ali mesmo, sobre a grama.

Desconforto

Em reunião para solucionar problemas, o maior interesse era colocar pá de cal sobre eles, terminando a discussão para evitar maior exposição ao órgão, que ficou mal na imagem durante todo o ano. Conseguiram?

Dividindo o prato

O governador Reinaldo Azambuja sentou na mesma mesa que o presidente da Assembleia, Junior Mochi (PMDB), e o prefeito Marquinhos Trad (PSD) em almoço no Centro de Convenções. Parece que eles estão em sintonia.

Deputado

Apontado como opção para o governo, o deputado Pedro Kemp (PT) não descarta a hipótese, mas afirma que a princípio é apenas candidato à reeleição. Em tempo: o PT já conta com um nome em pré-campanha para a sucessão de Azambuja, o do ex-prefeito Humberto Amaducci.
 

Tópicos

[ BASTIDORES ] Marun acelerado

.

Pressa

Deputados que integram a CPMI da JBS criticaram a ‘pressa’ de Carlos Marun (PMDB) em entregar o relatório final esta semana. Segundo eles, a posse marcada para amanhã, quinta-feira (14), acelerou demais o trabalho da comissão.

Assinaturas

Marun justificou a entrega pela proximidade do fim do ano. Outro ponto alegado foi a dificuldade da comissão em conseguir o número de assinaturas suficientes para prorrogar a CPMI até 2018.

Indignado

Mesmo após bater boca com um colega, o deputado Pedro Kemp (PT) usou a tribuna da Casa para criticar o governo federal, o presidente Michel Temer e seu futuro ministro Carlos Marun.

Apelidos

Para Kemp, o PT tem tudo para retomar o poder em 2018 com Lula, o que a "direita" tenta de qualquer forma evitar, pois, segundo ele, sabe que o " picolé de chuchu" Geraldo Alckmin não tem chance de derrotar o ex-presidente.

Otimismo

Apesar das críticas do petista, a maioria dos deputados estaduais acreditam que Marun no primeiro escalão de Temer deve trazer  uma série de benefícios a Mato Grosso do Sul

Pedido

Um grupo de governadores, entre eles Reinaldo Azambuja (PSDB), encaminhou um documento pedido apoio do presidente Michel Temer (PMDB) à questão da importação de gás natural, hoje sob batuta exclusiva da Petrobras.

Compra

Mato Grosso do Sul já definiu com os bolivianos a compra direta de gás para abastecer uma termelétrica em Ladário. O acordo será oficializado na cidade de Puerto Ustarez, na Bolívia, no dia 30 de janeiro de 2018.

Responsabilidade

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) não vai se intrometer na escolha da santa ou santo padroeiro de Mato Grosso do Sul. "Isso é uma decisão do Legislativo e eles que vão decidir", afirma.

Parecer

O deputado Lidio Lopes (PEN) declinou da relatoria e foi criticado por Paulo Siufi (PSDB), autor da proposta que escolhe Nossa Senhora do Perpétuo Socorro como padroeira do Estado.

Surreal

"Isso não existe, é surreal", classificou Siufi sobre a possibilidade de uma pesquisa para escolha da padroeira. Para ele, o propósito da Comissão de Constituição e Justiça e do relator do projeto de lei é dar parecer favorável ou contrário ao texto, nada mais além disso

Tópicos

[ BASTIDORES ] Carteirada para furar fila

.

Carteirada

O programa de renegociação de dívidas judicializadas teve o primeiro dia bastante cheio. Logo no começo da manhã dessa segunda-feira (11) a fila era longa. Mesmo assim, com o famoso jeitinho brasileiro, teve gente que conseguiu atendimento mais rápido. Entre eles está o presidente da Federação Sul-mato-grossense de Futebol.

Aval

Ao se identificar, a organização do mutirão deixou com que ele passasse na frente das outras pessoas. Ao ser fotografado pela imprensa, sabendo da atitude errada que tomou, o ‘furão’ não gostou e protestou. Enquanto isso, várias pessoas desistiam de esperar porque não podiam ficar mais tempo na fila.

Demora

​Após quase duas horas do horário marcado em agenda oficial, o prefeito de Campo Grande Marquinhos Trad (PSD), informou que não iria ao evento de entrega de duas motocicletas ao Samu. Mais de 50 pessoas da equipe de saúde ficaram esperando.

Tédio

A espera foi tanta que, sem ter o que fazer, alguns socorristas foram até os veículos verificar de perto o novo serviço, chamado de ‘motolância’. Uma das funcionárias do Samu acabou derrubando o capacete e danificando o item.

Protestos

Um grupo de manifestantes, que segundo a assessoria do deputado federal Geraldo Resende (PSDB) são integrantes da CUT, MST e outros sindicatos, protestaram em frente ao escritório do tucano em Dourados, contra a reforma da previdência.

Distante

Apesar de anunciar, também via assessoria, que as manifestações são legítimas e que ainda está analisando como votará na reforma, Geraldo não presenciou o protesto porque está no Japão, em missão oficial da Câmara.

Convencimento

Já anunciado como o candidato do PT ao Governo do Estado nas eleições de 2018, Humberto Amaducci tenta, agora, convencer a militância do partido. As decisões colegiadas são tradicionalmente adotadas pela legenda para lançar candidatos. Para convencer os colegas, viagens pelo Estado viraram rotina.

Reeleição?

2017 ainda não acabou, mas o ano eleitoral parece já ter começado. Pelas ruas de Campo Grande já é possível encontrar adesivos com 'Azambuja 2018'. 

Salvador da Pátria

O ex-prefeito de Campo Grande Alcides Bernal (PP) acredita que sua candidatura nas eleições de 2018 podem representar solução para um cenário político ruim. "Há uma convergência para salvar a política", disse.

Nas redes

Bernal, inclusive, tem usado as redes sociais, mais especificamente o Facebook, para expor ideias e mostrar que as reuniões em buscas de alianças para o próximo ano estão a todo vapor. 

Tópicos

[ BASTIDORES ] Depois de gafe, Palácio preferiu cautela

.

Cautela I

Mais de duas semanas depois do Palácio do Planalto cometer gafe ao anunciar deputado Carlos Marun (PMDB) como novo ministro do Governo, agora a postura foi outra.

Cautela II

Diferente do anúncio às pressas da outra vez, a assessoria de Temer preferiu não anunciar o substituto de Antonio Imbassahy (PSDB) mesmo depois do pedido de missão dele. 

Surpresa

Mesmo sem divulgar agenda pública, a presença do prefeito Marquinhos Trad (PSD) era esperada durante entrega de viaturas para as forças policiais do Estado na manhã de sexta (8).

De repente

Não deu outra, de repente, o chefe do Paço Municipal aparece cumprimentando os presentes quase que de surpresa, como tem sido em algumas ocasiões.

 Contraste

Inclusive, é evidente a diferença de postura nas agendas entre o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e o prefeito da Capital. Enquanto o primeiro é bastante protocolar, o gestor municipal é praticamente informal.

Mistério

 O governador do Estado segue impassível em manter segredo sobre o substituto de Barbosinha na Secretaria de Justiça e Segurança Pública, e aparenta se divertir com isso. Quando questionado sobre o assunto, esboçou um sorriso antes de dizer que não há novidade.

Chuva

Sobre a chuva que poderia cair em plena inauguração da Cidade do Natal, o prefeito Marquinhos Trad não contou com ajuda de meteorologista para saber o que fazer. Questionado, respondeu apenas “Deus no comando”.

Saudade

Ex-prefeito segue postando mensagens como se ainda estivesse no comando da cidade. Ele aproveita as redes sociais para criticar a atual gestão, a qual deu apoio no segundo turno da eleição de 2016.

Fakenews

Por falar em rede social, deputado federal da bancada de MS e também da bancada evangélica, tem usado o Facebook para espalhar notícias falsas, principalmente sobre questões como o aborto, homossexualidade, feminismo e outras pautas bastante debatidas pelos defensores da família tradicional brasileira.

Tópicos

[ BASTIDORES ] Visita ilustre causa alvoroço na Câmara

.

Professor

O presidente da Câmara Municipal, João Rocha (PSDB), teve que chamar a atenção dos vereadores após a votação do Orçamento 2018. Quando o relator da lei, Eduardo Romero (Rede), estava falando, os colegas estavam em pé conversando.

Motivo

O motivo da agitação foi a visita do prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), que apareceu ‘de surpresa’ para realizar outra agenda. Quando o chefe do Executivo chegou ao parlamento, os vereadores foram o cumprimentar.

Projetinho

Nas considerações finais teve até vereador classificando o Orçamento como ‘projetinho’. No momento, a fala não causou impacto, mas trata-se de projeto de lei que vai determinar quanto e em quais áreas o Executivo vai investir no ano de 2018.

Rapidez

A sessão extraordinária realizada na Câmara Municipal nessa quinta-feira (7) foi tão rápida que não chegou a durar cinco minutos. A convocação foi feita para colocar o Orçamento 2018 em segunda votação, que acabou sendo simbólica.

Sumiço

O inquérito policial que apurava as condições da morte de Reinaldo Martins de Souza, vulgo Kaburé, no município de Nioaque, sumiu da delegacia da cidade. O sumiço levou o MPE-MS a instaurar um inquérito sobre o caso. Kaburé foi candidato a vice-prefeito da cidade de Maracaju, e era conhecido entre os moradores de Nioaque.

Sumiço II

O MPE-MS determinou que fossem realizadas buscas na delegacia, na própria Promotoria de Justiça de Nioaque. Nada foi encontrado. O órgão então pediu à Delegacia-Geral e à Corregedoria-Geral da Polícia Civil que investigassem o caso, administrativo e criminalmente.

Sumiço III

Após sete dias de buscas, uma delegada de polícia de Nioaque enviou uma mensagem pelo Whatsapp ao promotor que investigava o caso. Os papéis dos autos do inquérito nunca tinham deixado a Delegacia. Estavam apenas embaixo de uma ordem de serviço dentro de um armário.

Aviso

No início da agenda pública na manhã de quinta-feira (7), o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) agradeceu a presença de deputados, mas os avisou que, no mesmo momento, havia sessão na Assembleia Legislativa, que precisava da presença deles para “votação de matérias importantes”.

Saíram

Após o aviso, os deputados Herculano Borges (SD), Mara Caseiro (PSDB) e Paulo Corrêa (PR) deixaram a reunião, da qual Maurício Picarelli (PSDB) já tinha ido embora. Permaneceram Beto Pereira (PSDB), como representante da Casa, Enelvo Felini (PSDB), Marcio Fernandes (PMDB), Eduardo Rocha (PMDB) e Felipe Orro (PSDB).

Prejuízo

A Assembleia Legislativa gastou R$ 1.517,25 para trocar a porta de vidro quebrada durante as manifestações contra a reforma da Previdência dos servidores estaduais, incluídos os custos com tapume e instalação. Além disso, uma outra folha da porta foi danificada e também deverá ser trocada. O valor ficará em R$ 614,12.
 

Tópicos

App MidiaMax disponível para Download

Fique conectado a partir do seu celular!

Clique e faça download agora mesmo