Maria Aparecida Pedrossian Pede Socorro

O ex-Governador Pedro Pedrossian nos anos 80, idealizou oParque dos Poderes concentrando todas as estruturas do Executivo, Judiciário, Legislativo como hoje conhecemos, virou o cartão postal da capital. Pensando no funcionamento da máquina administrativa projetou um residencial com 1.035 casasque recebeu o nome da sua esposa Maria Aparecida Pedrossian. Para esse objetivo o Governador Pedrossian constituiu um grupo de funcionários,formou uma Cooperativa para cuidar dessa obra. Os recursos do antigo Previsul, convênios com a COHAB e Caixa Econômica foram suficiente para comprar parte da Fazenda “Rancharia” e iniciar asobras. Na época não avaliaram que essa área era encharcada, rodeada de córregos e nascente, hoje APA LAJEADO- teve recebermuitos aterramentos. Nenhuma casa teve alicerce, com isso sofreram rachaduras. As empresas responsáveis pela obra faliram, os servidores originaispagaram o “seguro habitacional” não tiveram o atendimento. Hoje corre na justiça ações de recuperação desse seguro. 

O Residencial Maria Aparecida Pedrossian foi obra modelo em termos de estrutura construíram uma Escola com capacidade para 1.600 alunos, uma creche para 150 crianças, uma quadra comercial com Centro Comercial,um prédio para abrigar o Posto de Saúde, outro para delegacia. Teve espaço para duas praças na entrada e outra praça no centro da comunidade. Uma sede comunitária, as ruas foram asfaltadas e o esgoto veio duas décadas depois na administração municipal do André Puccinelli.Esse gestormunicipal utilizou metade da área da praça da entrada da comunidade fez numa “barganha”cedendo a utilização por 30 anos para instalação de Posto de Combustivel como fez em outras áreas públicas da cidade entregando-as para a BR (Petrobrás). Esse acordo não deu certo foi para a justiça. A sentença favorável veio depois de dez anos. A Prefeitura abriu novas licitações; ganhou a bandeira “Ypiranga” que estão hoje nessas áreas.

Pois bem, em 5 de Junho de 1983 a Cooperativa dos Servidores Estaduais em assembleia legal se destituiu e repassou os patrimônios que elencamos para a AMAPE – Associação de Moradores do Parque Residencial Maria Aparecida Pedrossian. Somente o prédio da creche cedido para a Prefeitura foi devolvido na metade de 2015. As crianças e professores foram pra o novo prédio do Conjunto Oiti.O Maria Aparecida Pedrossian fica na região leste da capital. Ao lado do residencial foram surgindo outras comunidades. Hoje o Bairro Maria Aparecida Pedrossian é constituído de sete parcelamentos (Comunidades): Residencial Maria Aparecida Pedrossian, Residencial Fernando Sabino, Jardim Panorama, Jardim Vivendas do Parque, Jardim Samambaia, Conjunto Oiti e Residencial Damha. De 2007 até o dia de hoje é a região da cidade que mais cresceu no setor imobiliário, além das instalaçõesde grandes empresas e comércios. A População cresceu muito. Junto vieram as mazelas da sociedade. A região que era tranquila começou a enfrentar problemas de violência, assaltos e roubos no clarão do dia. Ao terminara obra do Conjunto Oiti, os moradores que saiam de manhã para o trabalho ao voltarem tinham dissabores de ver suas casas roubadas. Muitas que tiveram um limpa geral. Vieram os assaltos à mão armada no comércio, nos pontos de ônibus e nas ruas. Tiros, e torturas entraram nas estatísticas.  Enfim, a região está à mercê da bandidagem.

O Governo do Estado não acompanhou nossa realidade em termos de segurança publica. O 10º Batalhão fez o que pode. Agora surge uma luz no fim do túnel. O prédio do antigo Ceinf, propriedade da Associação dos Moradores foi oferecido para ser usado por tempo indeterminado sem ônus para a instalação da sede da 6ª Companhia da PM criada em setembro de 2015.Documentação foi providenciada, oficio de cedência, visitação no local pelo Comandando da PM, feitura do projeto de reforma. Há um ano tudo encaminhado. Sófaltam os recursos para a reforma necessária e tudo passa pelo executivo. Finalmente nesta Quarta Feira dia 22, às 14h a diretoria da AMAPE, alguns moradores e comerciantes vão se reunir com o Secretario Estado de Segurança para resolver esse assunto. As comunidades da região estão apreensivas na expectativa de que o governo não economize por que a Segurança Publica é fundamental na vida das pessoas. A região merece respeito e atenção por que sãomais de 29 mil moradores que pagam impostos.

Prof. Jânio Batista de Macedo – Coordenador Estadual do SINDNAPI/MS – (www.sindnapi.org.br)

Presidente da AMAPE – Associação de Moradores do Parque Residencial Maria Aparecida Pedrossian

Titular do Conselho do CMDU – Conselho Municipal do Desenvolvimento Urbano de Campo Grande MS

 

App MidiaMax disponível para Download

Fique conectado a partir do seu celular!

Clique e faça download agora mesmo